O Direito De Nascer de 26 a 30 de Março de 2018

Segunda, 26 de Março Capítulo 24

A condessa volta para casa irada e prometendo se vingar de Laura Gonzalez. Dom Frederico se aproveita da situação, dá um chá para que a esposa durma profundamente e sai para se divertir. Conceição pergunta a Maria Helena o que ela achou de Jorge Luiz. Maria Helena demonstra que gostou do rapaz, mas lembra a mãe que o amor está proibido para ela. Dom Frederico vai ao bordel procurar Cecília e depois de uma noite de amor, ele sofre um ataque cardíaco e morre nos braços da prostituta. O comportamento de Emília está cada vez mais estranho e Laura se preocupa ao ver a filha andando pela casa abraçada às roupas de Jorge Luiz. Maria Helena confessa ao Frei Estevão que ama Jorge Luiz, mas diz que só aceitará que ele lhe faça a corte depois de revelar toda a verdade sobre o seu passado. O Frei a aconselha a não dizer nada. O Dr. Pezi vai até a casa da condessa, acompanhado por madame Lina e Cecília. Ele comunica Jorge Luiz sobre a morte de Dom Frederico, mas não consegue avisar a condessa que dorme profundamente depois do chá que o marido lhe deu antes de sair. Maria Helena volta da igreja e diz à mãe que está apaixonada por Jorge Luiz e que pretende contar toda a verdade a ele. Conceição se apavora diante da decisão da filha, mas não consegue fazê-la mudar de ideia. Laura Gonzalez recebe a notícia da morte de Dom Frederico e chora por ele. Dolores leva Albertinho até o hospital para continuar o tratamento para curar a pneumonia e desperta a desconfiança das pessoas que, ao vê-la carregando uma criança branca, acreditam que a tenha roubado. A polícia recebe a denúncia e sai atrás de Dolores.

Terça, 27 de Março Capítulo 25

Conceição conversa com Dom Rafael e conta ao marido que a filha pretende dizer toda a verdade a Jorge Luiz. Dolores chega em casa e logo depois é surpreendida pela chegada da polícia e das mulheres que a acusam de ter roubado o bebê. Dolores jura que é a mãe da criança e mostra ao guarda a certidão de nascimento. Mesmo com o documento nas mãos, o policial dá voz de prisão a Dolores. Basília chega nesse momento e salva à amiga dizendo ao policial que ela é a verdadeira mãe do Albertinho. Dom Rafael pede explicações à filha sobre sua decisão de contar tudo a Jorge Luiz. Maria Helena confirma que contará tudo e provoca a ira do pai que ameaça mandá-la para o hospício caso revele qualquer coisa sobre seu passado. Acontece o velório de Dom Frederico e a condessa continua dormindo profundamente. Depois do enterro de Dom Frederico, Cecília confessa a Madame Lina que ama Alfredo Martins e que decidiu viajar com ele para a Espanha. A condessa Vitória acorda depois de muitas horas de sono e recebe a notícia da morte do marido. Jorge Luiz volta para casa, dá os pêsames à madrinha e comunica a ela que tem em seu poder uma pasta onde estão os documentos secretos de Dom Frederico. Laura confessa aos filhos que recebia uma mesada de Dom Frederico que lhes permitia levar uma vida confortável. Ela pede a Horácio e Emília que comecem a procurar emprego pois a situação financeira da família vai ficar complicada. Laura revela também que o ex- amante custeou os estudos de todos eles. Conceição suplica a Maria Helena que reconsidere sua decisão ou passará o resto de seus dias no hospício. Ela diz que está disposta a enfrentar o pai.

Quarta, 28 de Março Capítulo 26

O mordomo da condessa vai até a casa de Laura Gonzalez buscar as roupas de Jorge Luiz. Laura rasga todas elas antes de entregá-las. Vitória fica furiosa com o comportamento da inimiga. Alfredo e Cecília planejam partir no próximo navio para a Espanha. Jorge Luiz comunica a condessa que Frederico o nomeou seu testamenteiro. A notícia pega Vitória de surpresa, pois não esperava que seu marido tivesse feito um testamento. Embora a condessa jure que seu marido não possui nenhum patrimônio, Jorge Luiz diz que tudo leva a crer que ele deixou uma grande fortuna e para vários herdeiros. Ainda incrédula com que acaba de saber, a condessa pede para ver os documentos do marido. Lá ela encontra cartas de amor de Laura para Frederico e seu ódio por ela aumenta ainda mais. Dom Rafael convida Jorge Luiz para jantar e adverte Maria Helena de que a mandará para o hospício caso faça qualquer comentário sobre seu passado. Ela enfrenta o pai e diz que não vai se calar. Dom Rafael lhe dá uma bofetada. Jorge Luiz convoca todos os herdeiros de Dom Frederico para a abertura do testamento. A condessa se espanta ao ver entrar em sua casa Madame Lina, Cecília, Laura e Emília.

Quinta, 29 de Março Capítulo 27

Ao ver sua maior inimiga entrar em sua casa, a condessa indignada e tenta expulsar Laura e Emília. Jorge Luiz impede a madrinha de impor sua vontade e comunica que ela não é mais a única dona da casa, pois Frederico deixou a parte que lhe pertencia para outra pessoa. Jorge Luiz começa a leitura do testamento onde Frederico afirma que usará a pequena fortuna que conseguiu ao longo de sua vida para agradecer a algumas mulheres que marcaram a sua vida. Para Madame Lina, de quem foi amante na juventude, deixa uma casa onde ela possa viver tranquila o resto de seus dias. Para Cecília deixa o bordel para que possa tirar de lá o seu sustento. Porém, caso ela deixe o país por qualquer motivo perderá o direito de explorar o bordel e a casa será doada a uma entidade assistencial deixando Madame Lina e as meninas sem ter para onde ir. Para Emília deixa a parte da casa que lhe pertencia. Frederico sugere ainda que ela venda sua parte para a condessa e com o dinheiro compre outra propriedade. Para Laura deixa o rendimento mensal da fortuna em ouro que tem depositado no banco. Para Laurita estipula que ao completar dezoito anos receba a fortuna em ouro citada anteriormente e revela que é o verdadeiro pai da menina. Vitória ouve tudo estarrecida e, indignada, expulsa Laura e a filha de sua casa. Emília enfrenta a condessa e diz que não sairá, pois, a casa também é sua. Apesar da cláusula do testamento, Cecília continua decidida a viajar com Alfredo Martins para a Espanha. Madame Lina pede a ela que pense melhor antes de tomar uma decisão, pois poderá acabar com a vida de todas as pessoas que sobrevivem com o trabalho no bordel. Jorge Luiz vai até a casa dos Juncal. Maria Helena não desce para jantar com eles e Jorge Luiz, ao perceber que a jovem não tem nenhum interesse nele, decide se retirar e pede desculpas por ter se insistido tanto em fazer a corte a Maria Helena. A situação é constrangedora e Dom Rafael não sabe nem o que dizer a Jorge Luiz. Nesse momento Maria Helena aparece para surpresa de todos.

Sexta, 30 de Março Capítulo 28

Maria Helena pede desculpas a Jorge Luiz pela demora. Depois do jantar os dois conversam a sós e ele pergunta a Maria Helena se decidiu aceitar o seu amor. Maria Helena demonstra estar interessada, mas pergunta o que será de Emília. Jorge Luiz explica que terminou seu compromisso com ela e acaba convencendo Maria Helena a permitir que ele lhe faça a corte. Vitória continua inconformada com testamento do marido e pede a Jorge Luiz que veja o que precisa ser feito para que ela compre a parte de Emília. Jorge Luiz comunica à madrinha que tudo está bem entre ele e Maria Helena. A condessa, entusiasmada, já começa a fazer planos para o casamento. Laura vai até o banco e diz a Jorge Luiz que sua filha ainda não decidiu se venderá sua parte da casa que herdou de Dom Frederico. Laura entrega a Jorge Luiz uma procuração para que ele cuide dos bens de Laurita. Maria Helena vai conversar com Emília e diz que só aceitou que Jorge Luiz lhe fizesse a corte depois que soube do rompimento do compromisso que tinha com ela. Emília é fria com a amiga e a acusa de ter se insinuado para Jorge Luiz durante a festa de seu aniversário. Ela também a acusa de ter lhe roubado o amor de Jorge Luiz e declara guerra à ex- amiga. Alfredo Martins está com tudo pronto para viajar. Enquanto isso, Cecília vive um terrível dilema, pois não quer prejudicar seus amigos do bordel e muito menos desistir do grande amor de sua vida. Dolores começa os preparativos para batizar Albertinho. Dulce se oferece para ajudar com os comes e bebes e ainda, encontra uma maneira de Dolores ganhar algum dinheiro lavando roupa para fora. Dom Rafael diz a Conceição que pretende realizar o casamento de Maria Helena e Jorge Luiz o mais rápido possível. Conceição lembra ao marido que a família está de luto pela morte de Dom Frederico, mas ele diz que não está disposto a esperar. Alfredo espera por Cecília na estação. Ela chega e diz que não viajará com ele para a Espanha. Alfredo não entende a decisão de Cecília. Ela propõe que eles continuem vivendo em Havana assim ela poderá continuar trabalhando no bordel como gerente e, assim, permitir que seus amigos continuem amparados. Alfredo não aceita a proposta. Cecília pergunta se ele comunicou aos pais que os dois viveriam juntos na Espanha. Ele diz que não e, diante da negativa, Cecília percebe que Alfredo nunca enfrentaria a família e os preconceitos da sociedade para se casar com ela. Horácio aparece no banco, completamente bêbado, e exige ser recebido por Jorge Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *