Detetives do Prédio Azul (D.P.A.)

D. P. A. – Detetives do Prédio Azul é uma série de TV brasileira exibida pelo canal de televisão Gloob, escrita por Flávia Lins e Silva, dirigida por André Pellenz(anteriormente) Viviane Jundi(atualmente) e protagonizada atualmente por Tamara Taxman(anteriormente),Claúdia Netto,Pedro Henriques Motta, Anderson Lima e Letícia Braga.
A atração é exibida pelo canal desde sua estreia, sendo sua primeira produção original. O primeiro trio protagonista fez um teste com cerca de 80 crianças para participar do elenco do programa. A série foi renovada para uma segunda temporada, que estreou no dia 12 de outubro de 2012, e uma terceira temporada, que estreou em junho de 2013.
A 4ª temporada foi ao ar em 2 de setembro de 2013, três meses após a terceira. Em 13 de novembro de 2013, o Gloob renovou a série para uma 5ª temporada e, em 19 de março de 2014, para uma sexta. A produção já rendeu 143 episódios ao longo de seis temporadas e se tornou uma das principais audiências do canal. Com a chegada da sétima e oitava temporadas, a série está prevista para ter mais de 190 capítulos, chegando quase ao ducentésimo episódio. Em 18 de março de 2015, a série estreou na TV Brasil. Em 4 de abril de 2016 passou a ser exibida pela TV Cultura.

Em sua 8° temporada, marcada pela afirmação das personagens Sol (Letícia Braga) e Sissineide (Carol Futuro), e pela chegada de uma nova antagonista, a malvada bruxa Sibila (Luiza Mariani).
Em 2017, o canal anunciou uma segunda tempora do spin-off “Vlog da Mila – Os mistérios de Ondion”, protagonizado por Letícia Pedro, que estará disponível em plataformas digitais.
No mesmo ano, após o fim da 8ª temporada, a emissora anunciou um longa-metragem para o cinema, D.P.A – O Filme. No filme, a atriz Mariana Ximenes foi confirmada como a Bruxa Bibi da Capa Preta. Também no filme, os atores Cauê Campos, Letícia Pedro e Caio Manhente retornam os seus papéis de Capim, Mila e Tom.
No mesmo dia de estréia do filme (13 de Julho de 2017) a emissora confirmou a sua nova temporada, onde finalmente vamos ver o primeiro parente criança de Dona Leocádia, sua sobrinha-neta Berenice (Nicole Orsini). A 9ª temporada estreou no dia 21 de agosto de 2017 Enquanto a estreia da décima temporada está marcada para o dia 20 de agosto de 2018,apresentando uma vilã fixa para o programa: Marga(Luciana Braga),a síndica do prédio amarelo,que na verdade é uma terrível bruxa do mal que guarda muitos segredos.Essa será a primeira temporada que novos cenários serão apresentados como o hall de entrada do prédio amarelo e a sala secreta de Marga.

SOBRE O PROGRAMA
Num prédio antigo moram três amigos inseparáveis: Pippo, Sol e Bento. A cada episódio eles desvendam problemas misteriosos que surgem no prédio, vestem suas capas superequipadas e se tornam os Detetives do Prédio Azul! No meio do caminho, está a malvada Dona Leocádia – síndica do prédio -, que não esconde sua implicância pelos três e vai fazer de tudo para acabar com suas brincadeiras.

saiba mais sobre D.P.A.