Terra Nostra de 12 a 17 de Agosto de 2019

Segunda, 12 de Agosto Capítulo 142

Giuliana comenta com Paola sobre a vinda do filho de Matteo. Paola a aconselha a cuidar do menino. Marco Antônio comenta com o seu pai a atitude de Gumercindo com a filha Rosana, e Francesco diz que vai acabar com sociedade com Gumercindo, pois não pode conviver com um sujeito que não gosta do seu filho. Rosana vai até a pensão onde Matteo mora para tentar trazer seu filho de volta e o encontra irredutível, afirmando que ninguém tirará o filho de suas mãos. Augusto comenta com Angélica que gostou da atitude de dona Maria do Socorro em mandar Florinda de volta para fazenda, Angélica desconfiada do marido diz que foi bom porque assim ele não terá com quem flertar. Francesco chama Anacleto e Inês para entregar o seu dinheiro, faz Anacleto assinar o recibo e entrega o dinheiro a Inês. Anacleto fica indignado. Rosana comenta com Marco Antônio que foi até a pensão buscar o seu filho e que Matteo não o quis entregar. Marco Antônio, por sua vez, diz que Matteo está no seu direito. Então, cobra uma postura favorável do marido. Giuliana tenta convencer Matteo a devolver o filho a Rosana, pois ela acredita que um filho tem que ficar sempre perto da sua mãe.

Terça, 13 de Agosto Capítulo 143

Josué conta para Janete que soube por Antenor que Gumercindo entregou o filho de Rosana para Matteo. Juvenal vai até a Fazenda de Gumercindo para levar Matilde para São Paulo. Gumercindo, irritado com Rosana e Maria do Socorro diz que não permite, porém Matilde entra na sala com a mala pronta para viajar e sem se importar vai embora. Mariana comenta com Augusto que está tendo que fazer tudo naquela casa porque Florinda foi embora. Augusto diz que sua sogra fez uma besteira de ter mandado a menina ir para casa de Rosana. Mariana não concorda com ele. Matteo comenta com Amadeo que Giuliana vai chegar atrasada ao trabalho porque está cuidando das duas crianças. Amadeo diz o que ele esperava. Antônio diz que Matteo precisa arrumar um emprego e Matteo diz que já está com uma ideia. José Alceu e Tiziu conversam sobre Gumercindo, quando Naná escuta a conversa, fica apavorada e diz para José Alceu que Gumercindo não é pai dele, que ele arrume suas coisas que eles vão embora daquela casa. José Alceu decide que vai embora mas não com a mãe. Ele vai atrás de seu pai. Gumercindo não gostou de Matilde ir para sua casa em São Paulo, mas Leonora e Bartolo conseguem convencê-lo a mudar de ideia. Matilde chega em São Paulo e é bem recebida por Mariana, então ela conta o que Gumercindo disse. Maria do Socorro afirma que ela não precisa se preocupar porque Gumercindo não manda mais naquela casa. Matteo chega na Pensão à noite, mais um dia sem encontrar trabalho. Giuliana diz que não aguenta mais essa situação e Matteo diz que eles vão ter que voltar para a Itália ou trabalhar em alguma Fazenda. Giuliana diz que não volta pra Itália de jeito nenhum e não vai trabalhar em Fazenda.

Quarta, 14 de Agosto Capítulo 144

Giuliana discute com Matteo sobre eles irem embora e levar os filhos sem avisar Marco Antônio e Rosana. Então Matteo questiona que se ela ainda gosta de Marco Antônio. José Alceu chega na fazenda e dorme na senzala. Florinda vai à farmácia, Bruno chega e diz que falará com os pais dela sobre o namoro deles. Florinda diz que por enquanto não precisa. José Alceu procura Leonora que lhe dá café da manhã. Leonora avisa Gumercindo que o menino está na fazenda. Ele acha estranho o menino ficar atrás dele e diz que o mandará de volta pra mãe. José Alceu diz que não irá. Giuliana comenta com Paola sobre os planos de Matteo. Paola fica surpresa e gosta de saber que Giuliana não concorda com a ideia e deixa Giuliana com dúvidas sobre seu sentimento em relação a Marco Antônio. Marco Antônio vai conversar com Matteo e diz que quer levar o filho de Rosana embora. Porém Matteo não concorda, então ele diz que levaria a filha. Naná está em prantos porque o filho foi procurar o pai, Damião diz que ela deveria ter contado a verdade para o menino. Inês escuta a conversa e corre para contar ao marido, ele fica surpreso. Anacleto conta a Francesco que o filho de Naná é filho de Gumercindo. Matteo e Giuliana discutem novamente.

Quinta, 15 de Agosto Capítulo 145

Giuliana e Matteo discutem sobre relacionamentos. Giuliana pede a ele que vá embora. Matteo diz que se sair, nunca mais voltará. Francesco conta a Paola que José Alceu é filho de Gumercindo. Matteo conversa com Amadeo sobre a sua discussão com Giuliana. Amadeo acha que ele deveria voltar para a Rosana. Rosana conversa com Marco Antônio e discutem. Bruno e Florinda estão apaixonados e dão o primeiro beijo. Antenor conversa com Naná e diz que ela não deveria ter mandado Tiziu atrás de José Alceu. Naná diz que está ficando desesperada com essa história. Inês vai até a casa de Gumercindo e conta a Maria do Socorro sobre José Alceu. Tiziu chega na fazenda para buscar José Alceu que, depois de muito custo, resolve voltar pra São Paulo, mas Gumercindo ouve a conversa deles, na qual falavam sobre a paternidade do mesmo. Gumercindo chama José Alceu para conversarem em particular. Giuliana devolve o filho de Rosana para ela. As duas conversam como amigas. Rosana aconselha Giuliana a não largar Matteo. Diz que foi muito bonito da parte dela, mesmo sofrendo, querer deixar o Matteo para que ele tenha uma vida melhor. Diz também que isso prova que ela o ama demais e que merece ficar com ele.

Sexta, 16 de Agosto Capítulo 146

Maria do Socorro vai até a casa de Francesco, acompanhada por Angélica, para conversar com Naná. Depois de Maria do Socorro ir embora, Naná conversa com Inês e diz que apesar de toda a ofensa, ela se sentiu aliviada porque pelo fato dela não ser mais escrava. Ela não precisou ouvir e ficar quieta, teve o direito de se defender. José Alceu conversa com Gumercindo. Giuliana volta pra casa e conversa com Matteo. Diz que o ama muito e que quer viver com ele para sempre. Rosana conversa com Marco Antônio e conta sobre sua conversa com Giuliana. Marco Antônio fica feliz por Rosana. Marco Antônio conversa com o pai e diz que depois disso, desistiu de tentar viver, novamente, com Giuliana. Pede ao pai que ajude Matteo a arranjar um emprego pois não quer ver Giuliana infeliz e o desemprego de Matteo influencia muito. Francesco promete ajudar Giuliana e Matteo. Francesco almoça com Augusto e alguns acionistas da Casa Bancária. Gumercindo e Bartolo conversam sobre José Alceu.

Sábado, 17 de Agosto Capítulo 147

Janete conta a Josué que Francesco lhe propôs que abrisse uma loja na rua direita. José Alceu, Gumercindo e Tiziu viajam no trem, as pessoas reclamam dos meninos, por serem negros. Gumercindo fala para se calarem que ele está viajando com os filhos. Maria do Socorro e Angélica vão à casa de Rosana para contar a novidade sobre José Alceu, e ela não acredita. Rosana diz para a mãe que Giuliana levou seu filho. Gumercindo diz a José Alceu que será difícil dar a notícia a Maria do Socorro, mas que vai cuidar dele. Hortência diz a Dolores que está esperando outro filho do marido. Dolores fica muito feliz com a notícia. Naná fica contente com a volta do filho. José Alceu diz a Naná que o pai não quer separá-los. Antes que Gumercindo diga alguma coisa sobre o filho, Maria do Socorro já se antecipa e fala sobre o menino, e diz que se Gumercindo quiser levá-lo para casa ela não vai querer estar lá. Matteo diz a Giuliana que foi preso, ela fica assustada. Ele diz que vai parar de arrumar confusão por que a ama. Bartolo e Leonora conversam sobre a situação de Gumercindo. Francesco fica surpreso por Gumercindo ter assumido o filho. Gumercindo pede desculpas a Maria do Socorro e diz que não saberia viver sem ela. José Alceu diz a Antenor que agora terá dois pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *