Terra Nostra de 24 a 29 de Junho de 2019

Segunda, 24 de Junho Capítulo 100

Quando Augusto e Matilde chegam à fazenda, uma das primeiras coisas que o deputado faz foi avisar Angélica o que se passara durante a viagem, temendo uma intriga. Sua decisão foi precisa, pois Matilde conta para Florinda, que a adverte sobre o caráter de Augusto. Sozinha, Florinda pensa no que pode acontecer se abrir a boca. Mariana conversa com Maria do Socorro sobre o “filho” que costuma visitar. Quando Maria do Socorro fala em trazer a criança para sua casa, Mariana diz que não aceitaria, pois ele passaria todo o tempo sozinho. Matteo entra no quarto de Giuliana querendo conversar. Ela fala que precisa dormir e explica que eles não podem mais viver juntos, pois não existe mais confiança entre eles. Marco Antônio tenta conversar com a mãe sobre o fato de Francesco estar morando na casa de Paola, mas o ironiza e Marco Antônio conclui que não adianta argumentar. Enquanto Janete passa a noite com Josué, Luiza entra no quarto do cocheiro intrigada, perguntando-se onde ele estará. Hortência conversa com Amadeo sobre sua preocupação com Giuliana. Hortência reflete sobre a possibilidade de os dois se separarem. Pergunta-se quem tentará pegar Juanito dela. Mais tarde, Dolores, sozinha no quarto com a criança, fica preocupada devido à febre de Juanito. Junto com Giuliana, leva a criança para o hospital. Pela manhã, na pensão, todos estão preocupados com as duas mulheres, até que elas voltam explicando que Juanito contraíra difteria. Hortência comenta com sua mãe, Dolores, que está com intenções de tomar Juanito de volta para ela, por causa das brigas entre Matteo e Giuliana, Dolores diz para a filha que não faça isso.

Terça, 25 de Junho Capítulo 101

Rosana vai até o escritório onde Matteo trabalha e fica sabendo que ele está no Hospital porque seu filho está com difteria. Rosana vai para casa e conta para seus pais que ficam apavorados, porque têm medo que as crianças da casa se contaminem também. Angélica confrota Matilde sobre a viagem de trem com Augusto. Marco Antônio vai até a pensão para saber de Giuliana como está seu filho, e encontra Giuliana desesperada, pois quer ver o filho. Então, ele resolve ir até o Hospital de Isolamento e Giuliana vai junto. Chegando lá os médicos dizem a Marco Antônio que o menino está isolado.Maria do Socorro diz que o filho é forte por causa do pai, Gumercindo diz que ela também é muito forte, e que ele está muito feliz por ela ter lhe dado um filho homem, porque assim vai continuar o nome da família, como homem. Mariana fica sabendo que Juanito está doente e vai até o Hospital para ver o menino, chegando lá, ela se recorda de tudo o que se passou, de tudo o que ela fez. Marco Antônio não consegue ver Juanito, Giuliana fica desesperada com a falta de notícias, nesse momento chega o Médico para falar com a mãe do garoto.

Quarta, 26 de Junho Capítulo 102

Giuliana e Hortência esperam aflitas a chegada do médico para trazer-lhes boas notícias. Mariana consegue entrar para ver a criança, coisa que Giuliana e Hortência não conseguiram. Juanito morre nos braços de Mariana. Quando recebem a notícia do falecimento de Juanito, Giuliana e Hortência ficam desconsoladas. Matteo chega e Marco Antônio vai para casa. Giuliana e Matteo ficam fazendo os preparativos para o sepultamento. Marco Antônio conta à mãe sobre o falecimento de Juanito e sobre o motivo. Janete diz que é melhor ele buscar Aninha na pensão para que não aconteça nada com ela. Marco Antônio concorda e vai buscar a filha! Hortência conta para Dolores e as duas se consolam juntas até a chegada de Marco Antônio. Elas entendem, mas não aceitam que Marco Antônio leve a filha de Giuliana. Dizem também que ela não aguentaria tanto sofrimento. Francesco conversa com Paola, conta sobre o falecimento e pede a ela que não traga mais a filha deles para a fábrica pois ela também pode ficar doente. Josué conversa com Janete e diz que eles têm que marcar um local para se encontrarem, porque desse jeito não dá, agora com a neta de Janete, ele não mais poderá visitá-la durante a noite. Matteo e Giuliana chegam a pensão e recebem o consolo de todos. Giuliana ao perguntar por Aninha, descobre que Marco Antônio veio buscá-la com a mãe. Fica desesperada e não se conforma de terem levado a menina embora. Matteo não se aguenta e desaba a chorar.

Quinta, 27 de Junho Capítulo 103

Giuliana volta à fábrica de massas para se desculpar com Paola, por causa de suas faltas. Paola soube da morte da criança e avisa Giuliana que não trouxera mais seu filho para a empresa com medo da difteria. Marco Antônio volta à pensão de Dolores, a fim de devolver a filha e de Giuliana. Dolores, feliz, elogia a atitude de Marco, que se mostra despreocupado com a epidemia. Da pensão, Marco Antônio se encontra com o pai. Francesco diz que a melhor coisa que o filho poderia ter feito foi devolver a criança. Marco Antônio comenta com ele sobre o comportamento de Janete. Diz que sua mãe está disposta até a recebê-lo em casa para conversar sobre a propriedade. Bartolo e Leonora visitam Gumercindo e Maria do Socorro. Depois da calorosa recepção, os homens vão conversar e Maria do Socorro coloca a comadre à par dos últimos acontecimentos, incluindo o fracasso do casamento de Rosana e a morte do filho de Giuliana. Rosana vai à pensão para ver Matteo. Tenta consolá-lo, mas pelo fato dele estar mais próximo de Giuliana, apenas agradece a atenção de ter vindo visitá-lo. Nesse dia, durante a manhã, Marco Antônio sentira a ausência da mãe logo na mesa do café. Luíza diz que a madame saíra com Josué, e Antonia diz que ela fora fazer compras. Mais tarde, quando Janete entra na casa, encontra o filho, que a questiona sobre sua saída.

Sexta, 28 de Junho Capítulo 104

Luíza comenta que Josué não quis almoçar, e Marco Antônio fica desconfiado. Janete disfarça, e diz que o cocheiro a deixou esperando por ter ido almoçar no centro. Luisa nota que nem a patroa nem o cocheiro querem almoçar. Matteo sente ciúme de Marco Antônio, que devolveu a filha para Giuliana. Matteo conta a Giuliana que vai buscar seu filho na mansão de Gumercindo. E Rosana comenta com Mariana ter ficado abalada ao ver Matteo tão triste com a morte do filhinho. Paola e Francesco vão à casa de Janete. Francesco pede a Paola que não fale nada, deixe que ele conduza a conversa. Hortência conta para Giuliana que Rosana esteve lá na pensão falando com Matteo. Inês não gosta do fato da filha Paola ter ido à casa da mulher de Francesco. Paola insiste para entrar com Francesco. Eles esperam por Janete na sala, que está dormindo. Francesco apresenta Janete a Paola. As duas trocam cumprimentos falsos. Francesco e Janete concordam para que se arrume um avaliador para a venda da casa e os objetos de arte. Marco Antonio aparece e se prontifica como avaliador, mas a mãe recusa. Angélica ameaça Augusto, que se esquiva das insinuações de ter tentado seduzir Florinda e Matilde. Giuliana pede a Matteo que a leve para passear com o filho Marinho, porém não quer a presença de Rosana. Matteo consente, desde que Giuliana fique esperando-o longe da mansão.

Sábado, 29 de Junho Capítulo 105

Angélica ameaça de deixar Augusto se ele continuar vivendo só para a política. Diz à ele que pode muito bem viver sozinha! Rosana passa a manhã esperando pela chegada de Matteo e tenta armar para poder sair com ele e o filho. Matteo, diz como desculpa, que ele gostaria de sair sozinho com Marinho para que eles possam se entender melhor. Mesmo contrariada, Rosana acaba aceitando. Ao retornar do passeio com Marinho, Matteo almoça na casa de Gumercindo e tem a oportunidade de conversar com Bartolo e Leonor, que estão fazendo uma visita para o compadre. Assim que Matteo vai embora da casa de Gumercindo, Rosana pergunta a Juvenal como foi o passeio e se ele ficou o tempo todo ao lado de Matteo. Juvenal diz que sim, e que Marinho pareceu não estranhar a presença de Giuliana. Diz que eles estavam muito bem e que também pareciam se divertir muito. Rosana fica inconformada em saber que Matteo estava com Giuliana. Rosana conversa com Mariana, que acaba fazendo com que ela mude de opinião, lembra ela de que Giuliana acabou de perder um filho, e que para Matteo, só restou o Marinho. Disse também que ela deveria se colocar um pouco no lugar de Giuliana e ver se ela gostaria dessa situação. Bartolo e Leonora voltam para o sítio deles, felizes de terem visitado Gumercindo e por terem revisto Matteo. Luiza está desconfiada que Janete esteja tendo um caso com Josué. Janete diz a Luiza que já notou que ela anda “arrastando asa” para cima de Josué e diz que não aceita esse tipo de comportamento entre seus serviçais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *